Relacionamento
0

Quando o respeito entre o casal acaba…

respeitoEm primeiro lugar precisamos definir o que é falta de respeito, pois muitas vezes um dos parceiros não acha que está fazendo nada de errado e o outro sente-se desrespeitado. Portanto, desrespeito numa relação é ir contra o que o seu parceiro acha que o desrespeita, mesmo que para  você não seja.

Um dos maiores sinais de falta de respeito são as brigas. Nas brigas um ou ambos os parceiros apenas falam, não ouve, e ocorrem os gritos, os xingamentos, a depreciação do outro e,  muitas vezes, agressão física.

Discussão é diferente de briga. As pessoas acreditam que as brigas significam que estão conversando sobre algo, mas estão enganadas. Discutir significa falar e ser ouvido, argumentar e ter o objetivo de se chegar a um lugar comum, ou seja, é uma via de mão dupla. Briga, ao contrário, é uma via de mão única, na qual a pessoa fala sem parar, sem ouvir e a intenção é sempre ter razão.

As outras formas de desrespeito que violentam uma relação são: desvalorizar o parceiro na frente dos outros, não se importar com a integridade física e emocional dele(a) e a tão temida indiferença.

O que fazer então quando existe a falta de respeito?

  1. Entender que a falta de respeito em um relacionamento é sinal de crise e de que a relação está fragilizada
  2. Tentar identificar quais as deficiências do relacionamento: um bom sinalizador para isso são os temas das brigas.
  3. Perceber que, se há brigas, é sinal de que os parceiros ainda esperam algo da relação.
  4. Se o objetivo do casal for reconstruir a relação, a compreensão de que o desrespeito gera mágoas e mágoas geram cicatrizes, o que significa que deverão se perdoar e eliminar os fatores geradores de falta de respeito.

Se o sintoma maior for a indiferença, é bem provável que a relação tenha chegado ao fim, pois há total desinteresse por parte de um ou ambos os parceiros pelo outro. A indiferença significa que nada que o outro fale ou faça importe mais e neste estágio é muito difícil manter o relacionamento.

Você também vai gostar de ler:

Posts Relacionados
A esposa que se comporta como filha
Você é casado, mas tem certeza se faz parte de um casal?
Quando o ciúme se transforma em um transtorno mental?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Your Name*
Your Webpage